UNIDADE GRANJA VIANA Telefone (11) 4616-0888 | (11) 4614-8650

Nas Redes Sociais:

Novo Ensino Médio

Dê as Boas Vindas ao Ensino Médio que é a sua cara!

Sim, nós sabemos que, depois de tudo, nossos alunos esperam muito mais do Ensino Médio!!!

A partir de 2022, a turma que ingressará no 1º ano entrará em um Ensino Médio de cara nova, pronto para atender aos anseios do jovem conectado, tecnológico e cada vez mais no comando da própria aprendizagem.

A partir de agora, nossos alunos terão a oportunidade de escolher as trilhas do seu conhecimento, levando em conta suas habilidades, sonhos e aspirações. Incrível, né?!

E para auxiliar na formação deste novo modelo, contaremos com o apoio do Sistema de Ensino Poliedro para a Educação Geral Básica e Itinerários Formativos.

Formação Geral Básica

É por meio da Formação Geral Básica que garantiremos o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa é a parte obrigatória e comum do currículo. Isso significa que você e seus colegas aprenderão o mesmo conteúdo nesta etapa.

• 30 aulas semanais (50 minutos por aula);
• 10 opções de Itinerários Formativos à escolha dos nossos alunos.
• 2 trilhas de aprofundamento, pensando nos grandes vestibulares.
• Trilha essencial de Projeto de Vida! O apoio que os nossos alunos precisam para as escolhas do futuro!

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos serão ofertados aos alunos do Ensino Médio (neste ano
letivo para o 1º. ano), em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Os Itinerários Formativos serão divididos em três trilhas:

Trilhas de Aprofundamento;
Trilhas Essenciais e
Trilhas Eletivas.

O Colégio ofertará as Trilhas Eletivas para a escolha dos alunos, estes deverão escolher três Trilhas Eletivas por semestre.
Ao término de cada Itinerário Formativo o aluno receberá um certificado, contendo a quantidade de horas destinadas a cada trilha, desde que seja aprovado no Trabalho de Conclusão do Itinerário (TCI).
O Colégio poderá receber alunos matriculados em outras Unidades Escolares para
que realizem os Itinerários Formativos, dentro deste polo educacional. Estes alunos passarão pelos mesmos processos avaliativos e entrega do TCI para conclusão de cada Itinerário.

Os Queridinhos do Novo Ensino Médio!

Os Itinerários são os queridinhos do Novo Ensino Médio. São eles que permitem a flexibilização do currículo escolar. Nesta etapa, será possível escolher quais áreas do conhecimento deseja cursar, seguindo seus planos de vida e interesses pessoais.

Você poderá aprofundar-se em pelo menos um dos quatro eixos estruturantes:

Investigação Científica – Este eixo tem como ênfase ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas relativas a uma ou mais Áreas de Conhecimento.

Processos Criativos – Com ênfase em expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.

Mediação e Intervenção Sociocultural – Um eixo com ênfase em ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente.

Empreendedorismo – Este eixo tem como ênfase expandir a capacidade dos estudantes de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu projeto de vida.